O Petropolitano Foot-Ball Club foi fundado por um grupo de jovens no dia 04 de julho de 1911, no bar de um alemão chamado Max Meyer, no centro de Petrópolis. Até a década de 20, o clube não tinha sede e utilizava o campo de futebol do Terra Santa. No entanto, em 1923, após uma doação da família Guinle, o Petropolitano construiu sua Sede Esportiva no Valparaíso, com campo – Estádio Carlos Guinle – e duas quadras de tênis. Após muitos anos utilizando salões e teatros alugados, como o Cinema Petrópolis e o Cinema Dom Pedro, a Sede Social foi enfim inaugurada na década de 40, após a aquisição do Tênis Clube de Petrópolis.
Ao longo das décadas seguintes, o Clube foi crescendo e desenvolvendo seu espaço com a construção da piscina, dos grandes salões e da sauna. Em consonância com o crescimento físico, o Clube Petropolitano foi, cada vez mais, ganhando relevância perante o público. As Domingueiras com a Banda Kolling, os desfiles Bangu e o Baile de Máscaras, em parceria com a Prefeitura, movimentavam toda a cidade. No esporte, o Clube conquistava inúmeros títulos no futebol e em outras modalidades, como o Tricampeonato Estadual de Tênis de Campo e Octadecacampeonato de Basquete, isto é, o Clube foi campeão 18 vezes consecutivas.
Em 1972, o Som Petrô, baile que marcou gerações e reuniu milhares de jovens aos domingos, foi criado. Quem não tem boas lembranças dessa festa? Em 1980, o baile de pré-carnaval mais tradicional de Petrópolis surgiu: o Baile do Preto & Branco. O evento ainda ocorre todos os anos e é diversão garantida. Em nossos palcos, grandes nomes da música brasileira já fizeram a alegria do povo, como Gilberto Gil, Raul Seixas, Cazuza, Barão Vermelho, Ivete Sangalo e muito mais.
Conheça nossas sedes e faça parte também da nossa história!